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Caça F-5 elétrico em depron Tiger
Acessórios para construção de aeromodelos
Caça F-5 Tiger
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Caça F-5 Tiger em depron / isopor
É um caça consagrado no mundo todo, fazendo
parte ainda hoje de diversas Forças Aéreas de diversos países, principalmente
nos emergentes.
Fabricado pela americana Northrop, é um dos caças
mais vendidos por causa da manutenção fácil e barata. Projetado nos anos 60
este caça ligeiro, foi concebido com uma aviônica sofistiada para a época, mas
estava ultrapassada, até que a Embraer e a israelense Elbit, forneceram uma aviônica
digital.
Nós do Portal do aero introduzimos este aero, por julgar que
por estar em serviço ainda hoje na FAB, é um aero com grande potencial, além de
ser um aero elegante, por causa de sua silueta alongada.
O F-5 em depron, tem uma eletrônica simples e barata com um
motor elétrico turbo fan de 64 m/m., com um empuxo para 1 kg. Sua simplicidade é o ponto
alto desse aero, pois pode ser operado por um rádio de apenas 4 canais.
O F-5 em depron elétrico pesa 675 grs. com bateria de 3S 1300
e 750 grs. com bateria 3S 2200. A mudança da bateria, não só influencia no tempo
de voo como também no CG (centro de gravidade) do aero, portanto ao trocar a bateria, deve-se
reposicionar a bateria para encontrar o CG ideal.
O F-5 em depron vem com trem de pouso fixo, isto é(não
recolhe), porém sua influencia na aerodinâmica é muito pequena já que a
sua estrutura é feita com arame de aço de 1,5 m/m, podendo ser substituído por
um raio de bicicleta no caso de perda ou quebra.
O F-5 em depron, é cortado em CNC Router com precisão
milimétrica, porém para se chegar ao acabamento da foto, é necessário um
capricho no acabamento com lixas 150, 200 e 220. Antes do fundo, utilizamos a massa Tapa Tudo da Renner
que garante um acabamento uniforme em todo o aero. A tinta para depron ou isopor, é uma tinta a
base de água que não deforma o depron ou isopor. Mesmo assim, antes da aplicação
do fundo, utilizamos uma camada de resina acrílica AC-01.
O tempo de montagem total do F-5, depende do acabamento. Tem aeromodelista
que não se importa com o acabamento, e ao terminar de montar, põe no ar mesmo sem nenhuma pintura. Já
outros aeromodelistas se importam bastante com o visual, então estas dicas acima, são de
muito valor. Porém se for necessário complementar alguma informação, ficamos
a disposição.
Ao montar o F5 Tiger em depron, vai ficar com essa aparencia.
O acabamento depende do capricho de cada aeromodelista. Os cantos de colagem ficam quadrados e
para se conseguir esse efeito de arredondado, é necessário utilizar uma lixa 100
ou 120 para debastar essas quinas, passando a lixa longitudinalmente por igual, até que
a quina adiquira um formado arredondado. A cola utilizada na colagem das partes, deve ser uma
cola que não dificulte esse processo. Cola quente em bastão, não é
recomendável.
O F5 Tiger, é um caça com um bico afilado, portanto o
mesmo processo deve ser realizado no bico até a ponta.
O processo de pintura do F5 Tiger, deve ser feito a partir desse ponto da
montagem, após a realização completa do arredontamento. A partir daí,
é necessário utilizar a Massa Tapa Tudo da Renner nos pontos de junção da
fuselagem com a asa e do duto de ar com a fuselagem superior. Depois disso utilize uma lixa 200 ou 220
para retirar o excesso.
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