Caça F-5 elétrico em depron Tiger
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Caça F-5 Tiger




Caça F-5 Tiger em depron / isopor

      É um caça consagrado no mundo todo, fazendo parte ainda hoje de diversas Forças Aéreas de diversos países, principalmente nos emergentes.

      Fabricado pela americana Northrop, é um dos caças mais vendidos por causa da manutenção fácil e barata. Projetado nos anos 60 este caça ligeiro, foi concebido com uma aviônica sofistiada para a época, mas estava ultrapassada, até que a Embraer e a israelense Elbit, forneceram uma aviônica digital.

      Nós do Portal do aero introduzimos este aero, por julgar que por estar em serviço ainda hoje na FAB, é um aero com grande potencial, além de ser um aero elegante, por causa de sua silueta alongada.

      O F-5 em depron, tem uma eletrônica simples e barata com um motor elétrico turbo fan de 64 m/m., com um empuxo para 1 kg. Sua simplicidade é o ponto alto desse aero, pois pode ser operado por um rádio de apenas 4 canais.

      O F-5 em depron elétrico pesa 675 grs. com bateria de 3S 1300 e 750 grs. com bateria 3S 2200. A mudança da bateria, não só influencia no tempo de voo como também no CG (centro de gravidade) do aero, portanto ao trocar a bateria, deve-se reposicionar a bateria para encontrar o CG ideal.

      O F-5 em depron vem com trem de pouso fixo, isto é(não recolhe), porém sua influencia na aerodinâmica é muito pequena já que a sua estrutura é feita com arame de aço de 1,5 m/m, podendo ser substituído por um raio de bicicleta no caso de perda ou quebra.

      O F-5 em depron, é cortado em CNC Router com precisão milimétrica, porém para se chegar ao acabamento da foto, é necessário um capricho no acabamento com lixas 150, 200 e 220. Antes do fundo, utilizamos a massa Tapa Tudo da Renner que garante um acabamento uniforme em todo o aero. A tinta para depron ou isopor, é uma tinta a base de água que não deforma o depron ou isopor. Mesmo assim, antes da aplicação do fundo, utilizamos uma camada de resina acrílica AC-01.

      O tempo de montagem total do F-5, depende do acabamento. Tem aeromodelista que não se importa com o acabamento, e ao terminar de montar, põe no ar mesmo sem nenhuma pintura. Já outros aeromodelistas se importam bastante com o visual, então estas dicas acima, são de muito valor. Porém se for necessário complementar alguma informação, ficamos a disposição.

      Ao montar o F5 Tiger em depron, vai ficar com essa aparencia. O acabamento depende do capricho de cada aeromodelista. Os cantos de colagem ficam quadrados e para se conseguir esse efeito de arredondado, é necessário utilizar uma lixa 100 ou 120 para debastar essas quinas, passando a lixa longitudinalmente por igual, até que a quina adiquira um formado arredondado. A cola utilizada na colagem das partes, deve ser uma cola que não dificulte esse processo. Cola quente em bastão, não é recomendável.

     O F5 Tiger, é um caça com um bico afilado, portanto o mesmo processo deve ser realizado no bico até a ponta.


     O processo de pintura do F5 Tiger, deve ser feito a partir desse ponto da montagem, após a realização completa do arredontamento. A partir daí, é necessário utilizar a Massa Tapa Tudo da Renner nos pontos de junção da fuselagem com a asa e do duto de ar com a fuselagem superior. Depois disso utilize uma lixa 200 ou 220 para retirar o excesso.

Treinador elétrico isopor depron
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