
Baterias para aeromodelos lipo live
Acessórios para construção de aeromodelos
Bateria de lipo

Bateria de lipo para aeromodelisto rc
A bateria de lipo(líthio-polímero) é um produto de alto
desempenho normalmente utilizadas no mundo do modelismo como multirotores, aviões, helicópteros,
barcos e veículos terrestres, contudo se manuseada de forma incorreta, poderá causar inúmeros
problemas não só para a bateria em si, como para as pessoas em redor. O carregamento, descarregamento,
armazenamento e sua utilização, deve ser feita com cuidado constante pois qualquer descuido, pode
induzi-la a explosão expontânea.
A bateria de lipo, pode ter de duas até cinco células e são
classificadas como 2S, 3S, 4S e 5S. Também a bateria de lipo é classificada pela sua descarga com por
exemplo 25C, 30C, 40C, 50C, 70C 100C e assim por diante. Sua capacidade de descarga é a amperagem que ela
pode descarregar e não a voltagem. Dessa forma a voltagem é calculada pela a quantidade de células
multiplicada por 3,7 volts e a amperagem é a descarga máxima que ela tem capacidade de descarga que
normalmente vem descrito na embalagem original de cada fabricante.
Quando for carregar a bateria de lipo, utilize sempre um carregador que tenha
a capacidade de carregar balanceando as células, evitando assim que ela possa se tornar instável
ocasionando um inchaço em uma ou mais células. Além de danificá-la, torna-se perigosa
para ser re-utilizada e posteriormente armazenada.
O carregador de bateria com o balanceamento ou sem, vai informar no visos o
fim do carregamento total da bateria de lipo. Contudo, pode-se observar que uma bateria de três células
(3S), com o total de 11,1 volts, só estará concluído, quando atingir a 12,6 volts e quando
isso ocorrer o visor irá mortrar "FULL", informando que a bateria está totalmente carregada e o mais
importante é que o carregador irá parar de enviar corrente para as células avitando a sua
explosão. Da mesma forma, uma bateria de quatro células (4S), cuja capacidade nominal é de
14,8 volts, só irá estar totalmente carregada, quando o mostrador do visor estiver com 15,5 volts.
Isso é normal, portanto, não retire-a do carregamento quando ela atingir a sua capacidade nominal.
Aguarde que o visor apresente o cumprimento da tarefa; "FULL".
Quando for utilizá-la no campo, utilize um buzzer
, com a programação de 3,7 à 3,5 volts por célula, pois quando descarregar abaixo
de 3,0 volts, a bateria estará inutilizável.
Há muito mito na escolha da programação do carregamento, pois
os carregadores digitais são programáveis, permitindo que se possa aumentar ou diminuir a capacidade
de carga, aumentanto ou diminuindo o tempo da recarga. Então pode-se carregar uma bateria 3S, por exemplo,
de 2200 mha. com até 5 amperes. Nesse caso, a bateria será carregada mais rapidamente do que se for
carregada com 2 amperes, cuja carregamento será mais lento. Porém a vida útil da bateria poderá
ser antecipada.
Não há divulgação por parte dos fabricantes, mas o
que se ouve por aí, é que uma bateria de lipo bem cuidada, pode chegar até 300 ciclos.
Será?
Se carregar a bateria de lipo, o ideal é utilizá-la na hora, ou
então no máximo 24 à 36 horas após o carregamento, acima desse períiodo o risco
de danos ou mesmo explosão é eminente. Não se arrisque, descarregue-a!
Assim que utilizar a bateria de lipo normalmente ela estará quente pela
ativação química que gera a descarga, então nunca carregue-a logo depois do uso. Aguarde
alguns minutos afim de que ela possa esfriar e assim poderá ser carregada novamente.
Aeromodelismo é divertido, mas não é brinquedo. Cuide
sempre de todos que estão ao seu redor se precavendo de riscos desnecessários.


