
Cessna RG 182 185 RC elétrico depron ou isopor
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Cessna isopor

Cessna RG 182 ou 185 isopor ou depron
O treinador elétrico modelo Cessna RG 182 ou 185, é um
aeromodelo clássico para iniciantes porque é um treinador "asa alta", isto é:
a asa fica sobre a fuselagem e por esse motivo, torna-se um aeromodelo com reações
lentas, fazendo do aprendizado uma missão simples.
Muitas pessoas, acham que o aeromodelismo é um esporte ou
hobbie simples e fácil de praticar. Isto não é verdade. Quando qualquer pessoa
decide iniciar-se num hobbie como o car-modelismo, essa pessoa utiliza-se dos conhecimentos que tem
no domínio das técnicas de dirigir um carro, uma moto. No aeromodelismo, essas técnicas
devem serem despresadas, pois o conceito da aerodinâmica é totalmente diferente e só
podem serem aplicadas, quando estamos taxiando o aero na pista. Depois que o aeromodelo sobe ou ganha
o ar, o conceito desse "conhecimento" se perde completamente.
Na aviação de caça(real), existe uma regra que diz o seguinte: "Se
você, por qualquer motivo, perder o contrôle do avião, não tente descomandar.
Ejete-se!" Esse conceito, mostra bem o que é a aerodinâmica, pois se pilotos experientes
recebem esse tipo de instrução, imagine nós "pobres mortais". Porém no caso de
um aeromodelo elétrico, principalmento um Cessna em isopor ou depron, há como recuperar o aero,
pois temos apenas o rádio como instrumentação para controlar.
Nas minhas "andanças" pelo mundo do hobbie, vi muita gente comprar
um treinador achando que iria voar sem qualquer instrução. Existem vários simuladores
para treinar virtualmente em diversos tipos de aeromodelo, alguns com uma boa precisão do modelo
real. Antes de adiquirir um aeromodelo e sair por aí, voe num simulador que pelo menos você
terá uma referência do quão difícil é voar. Porém posso garantir
que aprender num Cessna RG 182 elétrico asa alta, será produtivo e prazeiroso.
O Cessna RG 182 real, é um projeto da Cessna Corparation nos
Estados Unidos e em outras partes do planeta.
Voou pela primeira vez em julho de 1960 e sua produção
iniciou-se em 1961. Seu sucesso foi tão grande que foi utilizado por várias Forças
Aéreas pelo mundo afora. Sua produção total, passou de 4400 unidades.
Nosso Cessna tem 1200 m/m. de asa e 90 m/m. de fuselagem. Esse
aero elétricos em isopor e depron tem um peso ideal para receber um motor brushless de 1000 ou
1200kv com hélice de 10 x 6 ou 9 x 6, com esc de 30 amperes. Servos de 9 grs. simples o que
diminui bastante o custo do modelo.
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O nosso Cessna RG 185 elétrico em isopor e depron, pesou
depois de pronto sem eletrônica instalada 670 gr. Com esse peso e a envergadura acima citada,
dificilmente um aeromodelo tem dificuldade para decolar e pousar. Também pela sua leveza, é
muito manobrável podendo até fazer algumas pequenas acrobacias.
O nosso treinador Cessna RG 182 ou 185 elétrico tem pouco peso, pois
foi desenvolvido com algumas técnicas diferenciadas, como no caso da asa que éfeita com
"clarck Y" em depron de 5 m/m., revestida em depron de 2 m/m., e posteriormente pintada com tinta acrílica.
A maioria dos projetos no mercado, são feitas com isopor P-3, revestidos com vinil plástico
adesivo que agrega muito peso ao aeromodelo.
Asa do Cessna em depron
Outro aspecto que nos preocupamos, é com a aparencia do
treinador. Como o seu similar real, procuramos fazer uma cópia fiel, na medida do possível
com o material utilizado que é o depron. O depron tem algumas vantagens em relação
a alguns outros materiais, porém também tem as suas limitações. O NC Router
que corta e lamina o depron, não faz mais do que essa função.
O Cessna elétrico em isopor é um dos aeromodelos mais
apreciados nas pistas, pois trata-se de um modelo consagrado e conhecido pela sua facilidade de voar.


